"Há certas frases que se iluminam pelo opaco."

(Manoel de Barros)

sábado, 7 de maio de 2011

Cuidado

Enquanto as horas passam, ela dorme. Mais uma vez não verá a noite se transformando em madrugada, as ruas emudecendo, a cidade se iluminando com luzes que não podem ser vistas sob o Sol. Ela nunca vê, mas isso também nunca lhe fez falta. Nunca a atrapalhou na execução de suas tarefas diárias, que não são poucas: acordar, cuidar da casa, cuidar da cria, cuidar-se.


Cuidar do arroz no fogo para que não queime, das contas para que não atrasem, da postura pra evitar aquela dor nas costas que acaba com seu dia. Cuidar do horário para não se atrasar para o trabalho, cuidar do uniforme que deve estar limpo e passado. De todos os pedidos de clientes, toda a mercadoria para entregar, do uniforme que deve continuar limpo e passado enquanto trabalha, do sorriso que também tem que estar sempre limpo e passado, aconteça o que acontecer.


Ao voltar pra casa, descuida-se: malha de manhã, mas come pizza à noite. Deixa as bolsas sobre a mesa, os sapatos ao lado da porta e esparrama-se sobre o sofá como quem vai assistir a uma novela ou um filme, porém a novela já acabou e toda vez que ela tenta assistir a algum filme acaba dormindo antes que este chegue na metade. Esparrama-se por esparramar, mesmo. Só para olhar a sala ao redor e poder dizer a ela, em voz alta: "Por hoje, não preciso mais cuidar de você". E não cuida mesmo, deixa tudo onde está.
Relaxa, esquece do mundo mas não se permite dormir. Quando sente a brisa do sono a tocá-la, apressa-se em levantar do sofá, juntar todos os pedacinhos de si que podem ter ficado por lá (a bolsa e os sapatos continuam onde estão) e vai para a cama. Tira a roupa, mas não a maquiagem. Já deitada, inicia uma oração para agradecer por mais um dia. Menos um dia. Nem sempre consegue terminar sua prece, às vezes o sono é mais rápido... E ela, enfim, dorme. Mais uma vez, sem ver a madrugada chegar.


Pra ela, o dia tem muito mais que 24 horas. E a madrugada ah, é o tempo reservado ao sono e ao descanso, maior luxo e cuidado que ela pode oferecer a si mesma todos os dias.

Nenhum comentário: